A cultura organizacional e o impacto na eficiência dos sistemas de informação em uma empresa de pequeno porte

Alex Ferreira Santos, Aline Ferreira Cardoso, Alessandra Cruz Vasconcelos dos Santos, Antonio Luis Neves Sousa, Saulo Correa Peixoto, Robson Maniçoba

Resumo


A cultura organizacional é formada pelos valores e atuação que a empresa desempenha entre ela e seus funcionários, é a maneira de ser de cada organização. Esse estudo aborda a cultura organizacional e o seu impacto na eficiência dos sistemas de informação. São muitos os recursos tecnológicos oferecidos atualmente para o mercado. O objetivo deste estudo foi identificar se há impacto da cultura organizacional na eficiência dos sistemas de informação da empresa Wan Motos que fica localizado na cidade de Jequié, Bahia. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de construir base teórica para realização deste estudo. O método escolhido para resolução do estudo foi de natureza quantitativa. Para sua execução ocorreu pesquisa de campo na empresa Wan Motos, através de coleta de dados, por meio de questionário. Os questionários foram aplicados a um grupo de funcionários que trabalham diretamente com o software de gestão da empresa, o Adicion 2R. A partir dos resultados obtidos ocorreu a tabulação dos dados e foram estabelecidas categorias para cada questão analisada, que possibilitou diagnosticar as questões propostas. Foi possível avaliar a cultura organizacional por meio dos recursos disponíveis, satisfação dos funcionários, sistemas de informação utilizados, produtividade, eficiência e outras questões pertinentes ao tema. Também, foi possível observar o impacto da cultura organizacional na eficiência dos sistemas de informação, pois estes são elementos chaves para o desenvolvimento produtivo de uma empresa.


Palavras-chave


Cultura Organizacional; Eficiência; Sistemas de Informação

Texto completo:

PDF 6

Referências


BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. p.39.

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 3ª edição. São Paulo: Makron Books, 1994.

LAUDON, K. C.; LAUDON J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAURINDO, F. J. B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M. M.; RABECHINI JUNIOR, R. O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Revista Gestão e Produção. São Carlos, v. 8, n. 2, p. 160-179, ago. 2001.

MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000. p. 46-50.

MCGEE, J; PRUSAK, L. Gerenciamento Estratégico da Informação: Aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 21ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1994. p.13-15.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.16 -70.

MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, jan./abr. 2000.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ROWLEY, J. Strategic information systems planning. Information Services & Use, v. 15, n. 1, p. 57-66, 1995.

SELDIN, R. O papel da Cultura Organizacional na implantação de Sistemas Integrados de Gestão-Uma abordagem sobre resistência a mudanças. 2003. Tese de Doutorado.

SILVA, P. M. Modelo de aceitação de tecnologia (TAM) aplicado ao Sistema de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas Escolas de Medicina da Região Metropolitana do Recife. Informação & Sociedade. Estudos, v. 19, p. 117-117, 2009.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. p. 9-10.

SOUZA, A. C.; FIALHO, F.; OTANI, N. Métodos e Técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007. p.39.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. p.47.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.