Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Inovação, Tecnologia e Ciências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

3. Normas para publicação

3.1 - Informações Gerais

A Revista de Inovação, Tecnologia e Ciências publica artigos originais, relatos de caso, resumos expandidos, resumos de teses e dissertações.

Artigos Originais: São trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais. Sua estrutura é convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão e Considerações finais ou Conclusão. Deve possuir entre 6 e 15 páginas.

Relatos de caso: São artigos originais que representam dados descritivos de um ou mais casos explorando um método ou problema através de exemplo. Apresenta as características do indivíduo – humano ou animal – estudado. Deve apresentar os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados e discussão e Considerações finais. Deve possuir entre 3 e 10 páginas.

Resumos Expandidos: São trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação científica. Sua estrutura é convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão e Considerações Finais ou Conclusão. Deve possuir entre 3 e 5 páginas.

Resumos de Teses e Dissertações: podem ser apresentados resumos com 400 e 600 palavras, em português e espanhol e/ou inglês, no espaçamento simples entre as linhas trazendo a referência bibliográfica da tese ou dissertação, acrescentando o nome do orientador, data (dia/mês/ano) e local (programa e instituição) da defesa.

 

3.2 - Critérios para avaliação

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

 

- Estrutura formal do trabalho

Correção, clareza e coerência de linguagem

Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações

 

- Estrutura conceitual do trabalho

Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área

Clareza e articulação dos conceitos e de ideais

Atualização dos conceitos

Originalidade

 

- Outros aspectos que julgar relevante.

3.3 - Condições para submissão de Artigos Originais, Resumos Expandidos e Relatos de Caso

 

Os trabalhos devem obedecer a seguinte formatação geral:

 

1 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

2 - Fonte em Arial, tamanho 11, cor preta, espaçamento simples, justificado, margens superior e inferior com 2,5 cm e margens direita e esquerda com 3,0 cm.

3 - O trabalho pode ser encaminhado em Português, Espanhol ou Inglês.

4 - Título: deve ser apresentado em português e espanhol e/ou inglês, em caixa alta, negrito, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.

5 - Autores: nome(s) completo(s) do(s) autor(es) alinhados à esquerda, numerado com a especificação no final do texto informando: formação profissional, titulação, local de trabalho ou estudo, endereço para correspondência do autor e email atualizado.

6 - Resumo: deve ser apresentado na primeira página do trabalho em português e em espanhol e/ou inglês, digitados em espaço simples, com até 250 palavras.

7 - Palavras-chave: deve possuir entre 3 a 5 palavras-chaves e ser apresentado após o resumo em português e em espanhol e/ou inglês.

8 - Estrutura do Texto: a estrutura do texto deverá obedecer às orientações de cada categoria de trabalho já descrita anteriormente, acrescida das referências bibliográficas, de modo a garantir uma uniformidade e padronização dos textos apresentados pela revista. O material suplementar (quando houverem) deve ser apresentado ao final do texto.

9 - Citações de até 3 (três) linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas.

10 - Citações diretas com mais de 3 linhas deverão ser recuadas a partir do parágrafo dispensando aspas. Recuo de 8 cm a esquerda, fonte 10 e a devida citação.

11 - Os nome científicos devem ser destacados em itálico ou sublinhado.

12 - Palavras estrangeiras citadas em itálico.

13 - Figura e tabelas deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada.

14 - As figura e tabela devem ser citadas no texto com a sua devida numeração, em algarismos arábicos.

15 - Os títulos das tabelas e as legendas das figuras deverão ser claros e objetivos.

 

16 - Formatação da tabela: Centralizada, com borda superior e inferior e sem linhas de grande. Cor da fonte preta e fonte arial 10.

17 - Formatação da Figura: Centralizada, cor preto e branco ou escala de cinza. Este periódico NÃO aceita figuras coloridas.

18 - Referências deverão estar como abaixo:

 

- Artigo científico

 

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, n.º do volume, páginas inicial-final, ano.

 

- Livro

 

AUTOR. Título: subtítulo. Edição, Editora, Número de páginas ou volumes, ano.

 

- Dissertações e Teses - Referenciam-se da seguinte maneira:

 

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração) - Instituição, local.

 

- Capítulos de livro

 

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Número de edição, Indicação de volume (caso houver), Editora, Páginas inicial-final do capítulo, Ano.

 

- Trabalhos publicado em Eventos

 

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, n.º, local de realização do evento, Editora, Páginas inicial e final do trabalho, Ano.

 

19 - As citações devem seguir os parâmetros abaixo:

 

Artigos em periódicos: citados no texto deverão vir em caixa baixa; destacados entre parênteses, em caixa alta, seguindo o modelo abaixo;

 

-Um autor:

 

...(Silva, 2010). Segundo Silva (2010)...

 

-Dois autores:

 

...(Santos e Garcia, 2012). Segundo Santos  e Garcia (2012)...

 

-Três ou mais autores:

 

...(Pereira et al., 2011). Segundo Pereira et al. (2011)...

 

 

20 - É de responsabilidade dos autores a revisão dos artigos de acordo com a norma culta da língua portuguesa, espanhola e inglesa.

 

21 - Sugere-se que o texto em língua estrangeira seja revisado por um profissional habilitado no referido idioma.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação na Revista de Inovação, Tecnologia e Ciências (RITEC) é um trabalho original, que não foi publicado anteriormente ou está submetido para publicação em outra revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.