SOB A LUZ DO CONHECIMENTO

Roberto Rivelino de Melo Moreno

Resumo


Reconhecendo a importância da luz, bem como das tecnologias baseadas na luz, para o desenvolvimento dos cidadãos do mundo e de uma sociedade global em diferentes níveis, a ONU proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL2015, na sigla em inglês). O IYL2015 reforça que ciências e tecnologias desenvolvidas pelo conhecimento da luz são vitais para enfrentar desafios como o desenvolvimento sustentável, a energia e a saúde da comunidade, bem como para a melhoria da qualidade de vida, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Nota-se também que 2015 coincide com a celebração de uma série de importantes marcos na história da ciência da luz, incluindo os trabalhos sobre óptica por Ibn al-Haytham em 1015, a noção de luz como uma onda proposta por Fresnel em 1815, a teoria eletromagnética da propagação da luz proposta por Maxwell em 1865, a teoria de Einstein do efeito fotoelétrico em 1905 e da incorporação da luz na cosmologia através relatividade geral em 1915, a descoberta da radiação cósmica de fundo por Penzias e Wilson e as realizações de Charles Kao, relativas à transmissão da luz em fibras ópticas para a comunicação, ambas em 1965. Visando ratificar a importância da luz para o desenvolvimento da humanidade, esses temas e outros correlatos serão abordados nesta comunicação.


Texto completo:

1-11

Referências


Ashby, N. Relativity and the Global Positioning System. Physics Today, 55, 41–47, 2002.

Assis, A. K. T. Óptica, tradução para o português da versão inglesa do livro Opticks de Isaac Newton, publicada em 1730. EDUSP, São Paulo, 2002.

de Azevedo, E. R.; de Oliveira Nunes, L. A. Iluminação Artificial. Do Fogo às Lâmpadas de LED. Ciência Hoje, 55 (327), 38–42, 2015.

Bicudo, I. Os Elementos, tradução de uma versão grega da obra de Euclides, Editora UNESP, São Paulo, SP, 2009.

Cardoso, M. T. Gaseificação: O Retorno. Ciência Hoje, 55 (325) 54–55, 2015.

Chaib, J.P.M.C.; Assis, A.K.T. Rev. Bras. Ensino Fís., 29, 65–70, 2007.

Crease, R. P. As Grandes Equações. A História das Fórmulas Matemáticas Mais Importantes e os Cientistas que as Criaram. Zahar, Rio de Janeiro, 2008.

Davidovich, L. Óptica Quântica e a Luz do Século 20. Ciência Hoje, 54 (323), 16–21, 2015.

de Mello Forato, T. C. Corpúsculos, Ondas e Pacotes de Energia. As Múltiplas Faces da Luz. Ciência Hoje, 55 (322), 34–38, 2015.

Mlodinow, L. A Janela de Euclides. A História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço. Geração Editorial, Belo Horizonte, MG, 2010.

Moura, F. 150 Anos das Equações de Maxwell. Gazeta de Física, 35, 19, 2015.

Rocha, J. F. M. O conceito de "Campo" em Sala de Aula - Uma Abordagem Histórico-Conceitual. Rev. Bras. Ensino Fís., 31, 1604, 2009.

de Oliveira, F. A. M.; de Azevedo, E. R.; de Oliveira Nunes, L. A. O uso de um Sensor de Luz Linear como Recurso Didático para Demonstrar Princípios de Difração e Espectroscopia. Quím. Nova, 38, 2015

Roebroeks, W.; Villa, P. On the Earliest Evidence for Habitual Use of Fire in Europe. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, 108, 5209, 2011.

The MacTutor History of Mathematics archive. Biografia de al-Haytham, tradução do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp - http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/al_haitham/alh.html (acessado em outubro de 2015)

Tully, F. Le G. From Greek antiquity to Alhazen and Kepler - https://lise.oca.eu/spip.php?rubrique37 (acessado em outubro de 2015).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.