SANDBOX - USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DINÂMICAS

Iran Barros Lima, Rodrigo Sávio de Oliveira Souza, Marlon Souza Soares, Sidiney Teixeira Mello, Augusto José Almeida de Santana, Silvio Gonzaga Almeida

Resumo


O SandBox é um experimento de Realidade Aumentada que apresenta geração de superfícies dinâmicas através da utilização de uma câmera 3D, uma caixa de areia, um projetor e um software. O projeto foi inspirado no trabalho desenvolvido pela UC Davis', W.M. Keck Center for Active Visualization in the Earth Sciences, em parceria com UC Davis Tahoe Environmental Research Center, Lawrence Hall of Science e o ECHO Lake Aquarium and Science Center, nos EUA. Consiste em uma caixa de areia, posicionada abaixo de um projetor, que tem sua topografia analizada por uma câmera 3D que envia os dados dessa superfície para um software que, após interpretar as diferenças de altura, cria um degradê de cores que é enviado para o projetor. Este então, projeta na superfície uma cor diferente para cada faixa de altura. A manipulação da superfície é lida em tempo real pela câmera 3D, e o software imediatamente ajusta e projeta a nova configuração de cores, gerando dessa forma uma dinâmica realística da topografia que apresenta montanhas, vales, rios, correnteza, chuva etc. Os resultados mostram que, através da utilização da dinâmica gerada pelo experimento, este tem o potencial de otimizar inicialmente as aulas de disciplinas que envolvem conceitos de topografia, geologia, hidrologia entre outras, futuramente podendo expandir-se para projetos fora do ambiente acadêmico.


Palavras-chave


Sandbox, realidade aumentada, topografia dinâmica, superfcies dinâmicas, hidrologia.

Texto completo:

292-294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.