VACINAÇÃO DE FEIRANTES DAS FEIRAS LIVRES DE FEIRA DE SANTANA – BA: um relato de experiência

Hayana Leal Barbosa, Carmen Liêta Ressureição dos Santos, Rafanielly de Oliveira Alves, Elmirene Santos da Silva

Resumo


As vacinas proporcionam a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos. O objetivo deste trabalho é relatar a atuação de docentes e discentes da FTC/FSA e da UEFS no desenvolvimento de ações de vacinação com feirantes do município de Feira de Santana-Ba no período de junho a setembro de 2015. Trata-se de um relato de experiência para descrever as vivências de docentes e discentes no desenvolvimento de ações de imunização nas principais feiras livres de Feira de Santana – Ba. No que se refere ao quantitativo de doses aplicadas no período estabelecido para o estudo – junho a setembro de 2015 – no conjunto das quatro feira livres em que aconteciam as ações – Cidade Nova, Estação Nova, Tomba e Entreposto do Centro de Abastecimento -, observou-se o número total de 647 doses de vacinas administradas nos trabalhadores feirantes. Dessa forma, é importante o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, como a montagem de mini-postos de vacinação nas principais feiras livres de Feira de Santana – Ba, uma vez que em decorrência de sua ocupação, os feirantes tendem a procurar menos os serviços de saúde, então, ações de vacinação no ambiente de trabalho é uma estratégia que tende a adesão.

Palavras-chave


Imunização, Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador

Texto completo:

197-201

Referências


AGUIAR, M. G. G. et al. Práticas de cuidado no cotidiano de feirantes em Feira de Santana – BA. 2009, 48f. (Projeto de Pesquisa). Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar/Cuidado (NUPEC). Universidade Estadual de Feira de Santana.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

CAVALCANTE, A. A. C.; et al. Promoção da saúde e trabalho: um ensaio analítico. Rev. Eletrônica de Enfermagem, v. 10, n. 08, p. 241-248, 2008.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Atualização em vacinação ocupacional. 2007. Disponível em: . Acesso em: 07 out 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.