SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DINÂMICA HOSPITALAR À PESSOA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: um relato de experiência.

Ylla Cohim neves, Rosimeryelle Dantas dos Santos, Hayana Leal Barbosa, Carmen Liêta Ressureição dos Santos

Resumo


A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística e é composta por etapas inter-relacionadas. Portanto este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência das estudantes de graduação em Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Feira de Santana – BA, durante a implementação da SAE na dinâmica hospitalar à pessoa com hipertensão arterial sistêmica, no período de fevereiro a março de 2015. Trata-se de um relato de experiência, da implementação SAE na dinâmica hospitalar à pessoa com hipertensão arterial sistêmica vivenciada pelas estudantes de graduação em Enfermagem  da Faculdade de Tecnologia e Ciências, , durante o campo de prática “Sala Vermelha, Atenção ao paciente em estado crítico”, da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto II, no Hospital Geral Clériston Andrade - HGCA em Feira de Santana – BA. 


Palavras-chave


sistematização da assistência de enfermagem; hipertensão; dinâmica hospitalar.

Texto completo:

192-196

Referências


AMANTE, L.N. et. al. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva sustentada pela teoria de Wanda Horta. Rev. esc. enferm.USP [online]. 2009, v. 43, n.1, p. 54-64. Disponível em: . Acesso em: 30 Abril 2015.

BRUNNER, L.S; SUDDARTH D.S et al. . Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgico. Suzamme C. Smeltzer, Brenda G Bare e mais 50 colaboradores; [revisão técnica Isabel Critina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral, Márcia Tereza Luz Lisboa; tradução José Eduardo Ferreira de Figueredo]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

COFEN, Livro de Legislação dos Profissionais de Enfermagem, 1ª edição, Brasília-DF, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.