Ciência, arte e educação: da filosofia da paideia em Platão

Everton Nery Carneiro

Resumo


Tendo o pensamento platônico em “O Banquete” e em “A República”, como objeto de estudo, caminhamos no nosso texto seguindo o olhar de Jaeger em “Paidéia: A formação do homem grego”. Tendo sido Platão discípulo de Sócrates buscou ampliar o pensamento socrático, questionando a aristocracia e os fundamentos em que estava assentada a política de sua época, tornando-se crítico da mesma. Tal como Sócrates, Platão percebe, na falta da ciência, da areté e da diké, a causa dos males que degradam a cidade. O trilho seguido é o de elaborar uma leitura atualizada das citadas obras de Platão com um olhar lançado para a ciência e a arte, tendo como fio condutor a educação, a paideia, caminhando na direção da compreensão que os conceitos estão no centro da atividade cognitiva e aqui temos a aprendizagem e a educação. Fazemos esse percurso começando pela arte e depois pela ciência.    Junto à arte, temos também a ciência, como um tipo de conhecimento e de compreensão de mundo, ao lado da filosofia, da teologia, do senso comum e da religião. Assim, um cientista que não pense criticamente, que não desenvolva sua capacidade filosófica sobre a sua ciência, não passará de ser apenas um cientista secundário, aquele imitador, ao qual podemos denominar de funcionário da ciência.


Palavras-chave


Ciência; Arte; Educação.

Texto completo:

248-250

Referências


CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: tempo Brasileiro, 2011.

HARDY-VALLÉE, Benoit. Que é um conceito. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo, Parábola, 2013.

JAEGER, W. Paidéia: A formação do homem grego. Tradução Artur M. Pereira. 5ª Edição. Editora WMF Martins Fontes, 2010. p. 590-591.

LEÃO, Emanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Vol 01. 5ª edição. Editora Vozes. Petrópolis – Rio de Janeiro. 1977.

NETO, Antônio Clodoaldo de Almeida; MODESTO, Maria Aparecida da Silva. Formas de Conhecimento: a ciência e as organizações. IN: GALEFFI, Dante; MODESTO, Maria Aparecida; SOUZA, Cáudio Reynaldo. Epistemologia, construção e difusão do conhecimento. Salvador. EDUNEB. 2011.

NUNES, Benedito. Ensaios Filosóficos. Organização e apresentação Victor Sales pinheiro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

PAVIANI, Jayme. Platão & a Educação. Belo Horizonte. Autêntica. 2008.

PAVIANI, Jayme. As origens da ética em Platão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

PLATÃO. O Banquete / Texto grego John Burnet; tradução Carlos Alberto Nunes ; editor convidado Plínio Martins Filho; coordenação Benedito Nunes e Victor Sales Pinheiro – 3ª edição – Belém: Ed.ufpa, 2011.

PLATÃO. A República (ou Da justiça). Tradução, textos complementares e noras Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2002.

ROGUE, Christophe. Compreender Platão. 5ª edição. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.