NEUROPSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES ACERCA DA DOENÇA DE ALZHEIMER

tatiane tavares reis, Luciana Maria Silva

Resumo


Quando fala-se em envelhecimento, deve-se ressaltar principalmente as alterações neurofisiológicas associadas a este processo, logo porque, muitas vezes os principais sinais dessas alterações são percebidos através do enfraquecimento dos processos cognitivos a exemplo da memória, surgindo então as demências, como o Alzheimer. Os objetivos deste trabalho foram: (1) realizar uma revisão sistemática de literatura sobre neuropsicologia e Alzheimer durante os últimos 10 anos; (2) confrontar os diversos conceitos de Demência/Alzheimer, disponíveis na literatura; e (3) identificar, com base na literatura pesquisada, as principais contribuições da neuropsicologia ligadas ao mal de Alzheimer. Quanto à metodologia, este estudo trata-se de revisão sistematizada da literatura relacionada à Doença de Alzheimer e Neuropsicologia, logo é uma pesquisa de caráter bibliográfico. Através dos resultados deste artigo foi possível criar seis categorias: (1) Palavras-Chave dos artigos pesquisados; (2) Objetivos do Estudo; (3) Metodologia Utilizada; (4) Testes de Avaliação Neuropsicológica utilizados em pacientes portadores do Mal de Alzheimer; (5) Resultados obtidos; (6) Limitações. Estes resultados evidenciaram que quanto mais cedo for diagnosticada a patologia, mais eficaz será o tratamento/intervenção. Portanto, o profissional voltado à Neuropsicologia deverá buscar, através de testes neuropsicológicos e de outros recursos, sinais que confirmem ou anulem a possibilidade de existência

Palavras-chave


Idoso, Doença de Alzheimer, Neuropsicologia, Avaliação Psicológica

Texto completo:

281-284

Referências


ELSEN,I. Cuidado familial: uma proposta inicial de sistematização conceitual. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença, 2ª edição Ed: Eduem, Maringá, 2004.

FICHMAN, et al. Declínio da capacidade cognitiva durante o envelhecimento Rev Bras Psiquiatr, 27(12):79-82, 2005.

REYS, Bruno Netto dos; BEZERRA, Ana Beatriz; VILELA, Ana Lucia De Sousa; KEUSEN, Alexandre Lins; MARINHO, Valeska; Estevão de Paula, LAKS, Jerson. Diagnóstico de Demência, Depressão e Psicose em Idosos por Avaliação Cognitiva Breve. Rev Assoc Med Bras 52(6): 401-4, 2006.

ZANINI, Rachel Schlindwein. Demência no idoso: aspectos neuropsicológicos. Rev. Neurocienc, Florianópolis- Santa Catarina 18 (2): 200-226, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de tecnologia e Ciências, FTC.